Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
Meio Ambiente

Após denúncias, Barcarena realiza nova operação contra invasões em Vila dos Cabanos

Após denúncias, Barcarena realiza nova operação contra invasões em Vila dos Cabanos
Durante a operação, foram identificadas construções irregulares em andamento e intensa atividade de desmatamento da vegetação nativa

Após realizar uma ação integrada no último dia 25 de junho para combater a invasão de patrimônio público municipal, a Prefeitura de Barcarena recebeu novas denúncias de continuidade das ações criminosas contra o patrimônio público e o meio ambiente em uma área localizada no bairro Vila dos Cabanos. As ocorrências foram registradas nas quadras entre a Avenida Dom Romualdo Coelho e a Avenida Prefeito Antônio Carlos Vilaça (antiga Avenida Cônego Batista Campos).

Na manhã da última sexta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur), através do Departamento de Fiscalização (Defis) e do Departamento de Fiscalização Ambiental da SEMADE, além do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e acompanhados pela Procuradoria Geral do Município, realizou uma nova ação integrada. A operação contou com o apoio do 14º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Pará e da Delegacia de Polícia Civil. As áreas envolvidas possuem registros no Cartório do Único Ofício de Imóveis de Barcarena sob as matrículas nº 5216, 5210, 5217, e 5215.

Durante a ação, foram constatadas a continuidade de construções irregulares e intensa atividade de desmatamento da rica vegetação existente, em desacordo com a legislação vigente. Imediatamente, as estruturas precárias sem qualquer indício de moradia foram demolidas. Além disso, dois veículos em situação irregular foram recolhidos pelo Departamento de Trânsito Municipal.

A intervenção é amparada nos poderes da autotutela administrativa e autoexecutoriedade de atos administrativos, necessários para a manutenção ou retomada da posse, a qualquer tempo, de bens públicos de uso comum e especial, uma vez que bens públicos estão vinculados aos ditames do Direito Público.

Ao portal Barcarena, a Polícia Civil do Pará confirmou que, durante operações realizadas em Vila dos Cabanos nos dias 25 de junho e 5 de julho, foram constatadas construções irregulares e áreas de desmatamento. As construções irregulares sem moradores foram demolidas, enquanto as que continham moradores receberam notificações para as devidas providências. Até o momento, duas pessoas foram conduzidas à delegacia suspeitas de prática de crimes ambientais.

“Invadir e lotear terras públicas configura crime, passível de detenção nos termos da legislação em vigor. Os crimes estão previstos no Art. 20 da Lei n° 4.947/1966, cumulado com o Art. 50 e 51 da Lei 6.766/1979, cuja pena, se somadas, podem alcançar até 10 anos de reclusão. O caso segue sob investigação pela delegacia de Vila dos Cabanos”, informou a PCPA em nota.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Governo do Estado 1
Governo do Estado - Verão 2024
New Fortress
ASF
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem