Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Arco Norte se destaca nas exportações de soja e milho em 2024

Arco Norte se destaca nas exportações de soja e milho em 2024
Pelos portos da região, foram exportados 43,7% da movimentação acumulada em abril/24, contra 35,3% no mesmo período do ano anterior.

Mesmo com a comercialização de soja e milho em ritmo mais lento este ano, os portos do Arco Norte registraram bom desempenho nas exportações, de acordo com o Boletim Logístico divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 23 de maio. 

Em abril de 2024, o Brasil exportou 14,70 milhões de toneladas de soja, um aumento de 16,3% em relação aos 12,63 milhões de toneladas de março. A quantidade exportada foi a terceira maior já registrada para um mês em toda a série histórica, apesar dos baixos preços internacionais, do atraso na colheita e das perdas provocadas pelo clima. A China foi o principal importador da oleaginosa brasileira, tendo adquirido praticamente dez milhões de toneladas, correspondente a US$ 4,29 bilhões. 

A maior parte foi embarcada pelos portos do Arco Norte, que expediram 35,7% da oleaginosa comercializada, e por Santos com 36%. Entre os portos do Arco Norte, destacaram-se:

– Vila do Conde, Barcarena (PA): 4,41 milhões de toneladas

– Itaqui (MA): 3,39 milhões de toneladas

– Itacoatiara (AM): 2,37 milhões de toneladas

– Santarém (PA): 1,87 milhão de toneladas

Pela região foram exportados 43,7% da movimentação acumulada em abril/24, contra 35,3% no mesmo período do ano anterior. Na sequência, o porto de Santos aparece com 31,8% da movimentação contra 24,4% no mesmo período do ano passado; o porto de Paranaguá, 4,1% contra 19,4% do ano passado; enquanto pelo porto de São Francisco do Sul, foram registrados 15% dos volumes embarcados, contra 11% do ano anterior.

As exportações de milho em abril de 2024 totalizaram 0,07 milhão de toneladas, uma queda em relação aos 0,43 milhão de toneladas de março e 0,47 milhão de toneladas em abril de 2023. Mesmo assim, os portos do Arco Norte exportaram 43,7% do total de milho, superando outros portos importantes. Entre os portos do Arco Norte, Vila do Conde, Barcarena (PA), foi novamente o destaque, exportando 1,40 milhão de toneladas, seguido por Santarém (PA) e Itaqui (MA).

 Foto: Cláudio Neves/Appa

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem