Diretores e professores de 62 escolas da zona rural e ribeirinha de Barcarena participaram, neste mês de maio, da primeira oficina formativa do projeto “Água, Saneamento e Higiene na Escola”. A atividade, realizada na Escola Maria Cecília, marca o início de uma série de ações voltadas à melhoria das condições de vida e aprendizagem de crianças e adolescentes que vivem em áreas remotas do município e em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e executada pelo Instituto Peabiru, em parceria com a Aegea. Conta ainda com apoio institucional da Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O objetivo do projeto é tornar os ambientes escolares mais seguros e saudáveis, a partir de capacitações, melhorias estruturais e da promoção de boas práticas relacionadas à higiene, ao uso consciente da água e ao saneamento básico.
Durante esta primeira etapa, os profissionais das escolas participantes passarão por um processo formativo que inclui a realização de um autodiagnóstico das condições de cada unidade de ensino. Com base nesse diagnóstico, as escolas poderão elaborar projetos com propostas de melhorias específicas, que serão avaliados por um corpo técnico. As 25 melhores propostas serão selecionadas para receber intervenções estruturais, a fim de garantir acesso a instalações adequadas de água e saneamento, contribuindo para ambientes escolares mais inclusivos, seguros e acolhedores para os estudantes.
“Além de investir na infraestrutura, queremos também fortalecer e capacitar agentes de transformação nas 62 escolas do município. Fortalecer esses atores da própria comunidade é essencial para garantir a continuidade e a ampliação da iniciativa, permitindo que boas práticas sejam incorporadas ao dia a dia escolar e que as escolas acessem recursos públicos, como os do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, destaca Mariana Machado Rocha, chefe do escritório do Unicef em Belém.