A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) concluiu com sucesso mais uma etapa do mutirão de regularização ambiental rural nos municípios de Barcarena e Moju, na Região de Integração Tocantins. As atividades, realizadas no início de abril, resultaram na validação de 81 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e na regularização de 3,8 mil hectares de áreas.
Em Barcarena, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também contribuiu com 103 novas inscrições no sistema do CAR. Essa regularidade ambiental é fundamental para que os produtores tenham acesso a políticas públicas de crédito rural e incentivo à produção sustentável, integrando iniciativas de pagamento por serviços ambientais e fomentando a bioeconomia familiar.
Carlos Augusto Menezes, da comunidade Aicaraú, em Barcarena, expressou sua satisfação ao receber o certificado do CAR: “Eu vim hoje aqui receber o CAR, e estou muito feliz por estar recebendo esse documento porque é um passo a mais para a nossa regularização. E essa iniciativa do Floresta +, de estar beneficiando os produtores por manter a floresta em pé, é muito importante para o meio ambiente por impedir o desmatamento, a matança de animais. Eu fico muito feliz com essa iniciativa”.
Rosineide Tavares, produtora rural, destacou o valor da iniciativa para os agricultores: “Eu vim pegar o meu CAR, que é a regularização da minha área. Eu estou feliz com as pessoas, com a equipe que veio aqui e nos deu orientação sobre como devemos zelar pela nossa área. Eu já tenho um plantio de cupuaçu e açaí. Quero agradecer à equipe porque hoje os agricultores estão sendo valorizados; estão sendo olhados de uma forma diferenciada”.
O secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, ressaltou a importância dos mutirões: “O Pará é pioneiro na realização de mutirões de regularização ambiental de apoio a agricultores familiares, comunidades e produtores rurais, que realizamos desde 2020 através do Programa Regulariza Pará. Essa nova frente de mobilização e parceria entre o Estado, o município e o Governo Federal, para agregar o pagamento por serviços ambientais do Projeto Floresta + Amazônia, reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar aliada à preservação ambiental no Pará, e só ressalta ainda mais o sucesso da nossa ação”.
Os mutirões contaram com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e de Assistência Social de Barcarena; do escritório local da Emater; da Prefeitura de Moju, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Assistência Social, e do escritório local da Emater.
Hernan Barrantes, técnico em Gestão de Meio Ambiente da Semas, explicou que os mutirões são realizados em colaboração com os municípios e outros parceiros locais: “Esse processo começa pelo município, com as mobilizações realizadas no planejamento das ações, bem como o acompanhamento dos cadastros até a validação pelo Estado. Aqui, em Barcarena, presenciamos o quanto as instituições estão engajadas nesse processo, desde a organização do evento até a validação do CAR”.
Além das atividades de inscrição, análise e entrega de certificados, o Projeto Floresta + Amazônia proporcionou incentivos financeiros aos pequenos produtores rurais por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), visando conservação e recuperação ambiental dos territórios.
As inscrições para o Floresta + Amazônia continuam abertas até 30 de junho de 2025. Para mais informações, os interessados podem acessar o Edital através deste link.
Fonte: Ascom/Governo do Pará