Na última terça-feira (27), o SENAI Barcarena celebrou a inauguração de novos equipamentos industriais em uma cerimônia marcada pela parceria entre a Fundação Schneider e o Departamento Nacional do SENAI. A iniciativa, fruto de um acordo assinado em julho de 2023, busca enriquecer o ensino técnico oferecido pelos Centros de Educação Profissional.
Entre os equipamentos entregues, destacam-se Controladores Lógicos Programáveis (CLP), placas solares, inversores industriais e inversores solares, que foram projetados para aprimorar a formação nas áreas de Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Energia Solar e Instalações de Eletropostos.

Eduardo Machado, gerente executivo de Relações com o Mercado do SESI SENAI, destacou a importância do momento: “Para nós, é um marco poder proporcionar mais tecnologia e acesso a equipamentos utilizados nas grandes indústrias. A Schneider tem sido uma grande parceira nesse processo, auxiliando na formação de nossos alunos.”
Milena Rosa, gerente de Sustentabilidade da Schneider, enfatizou o compromisso com a Amazônia e com a inclusão social: “Além de empoderar pessoas, queremos desenvolver a indústria. A inovação, tecnologia e sustentabilidade devem andar de mãos dadas, e é fundamental que essas tecnologias cheguem aos estados que são cruciais para a preservação da Amazônia.”
Carla Monteiro, estudante do SENAI Barcarena, expressou sua gratidão pela parceria: “Os cursos aqui não só abrem portas, mas também alimentam nossos sonhos e carreiras profissionais. Agradeço por essa oportunidade.”
Atualmente, a parceria entre SENAI DN e Schneider está ativa em 25 escolas SENAI em todo o Brasil, com planos de expansão para mais seis unidades até 2025, impactando aproximadamente 74.000 estudantes até 2028.