Nesta quarta-feira, 19, o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa (PP), concedeu uma entrevista à emissora Cabanos TV, onde abordou diversos temas relacionados à administração municipal, incluindo a situação dos funcionários contratados, regularização fundiária e obras públicas. Ogawa desmentiu rumores de demissões em massa na prefeitura e anunciou a realização de um concurso público, com foco na contratação de profissionais para a educação.
Sobre a regularização fundiária, Ogawa destacou os esforços junto a Secretaria do Patrimônio da União – SPU para que o governo federal devolva a titularidade das terras públicas ao município. Ele ressaltou que a medida é fundamental para garantir segurança aos moradores de bairros já consolidados e conter as invasões de terras, que são frequentes na região. “Essas ocupações seguramente são financiadas pelo comércio ilegal. Posso garantir que nós vamos continuar combatendo”, declarou, elogiando o trabalho do Procurador Geral do Município, Daniel Albuquerque.
Novo HMARAN

O prefeito também falou sobre as obras públicas em andamento no município. Ele anunciou a retomada das obras do novo novo Hospital Municipal Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves (HMARAN), que haviam sido paralisadas após um distrato de licitação na gestão anterior. Ogawa garantiu que o hospital será entregue até dezembro de 2025. A previsão é que sejam prestados serviços de urgência pediátrica e agência transfusional, além da instalação de 106 leitos, sendo 10 de UTI.
Duplicação da PA-481
Em relação à duplicação da PA-481, realizada pelo governo do estado, o prefeito explicou que as obras estão paralisadas devido às chuvas do inverno amazônico, mas destacou que a empresa responsável já foi contatada e retomará os trabalhos assim que as condições climáticas permitirem.

Com um total de 12,7 km de extensão, o trecho que liga o entroncamento da PA-483 (Trevo do Peteca) ao Rio Itaporanga, onde será construída a Ponte do São Francisco, estrutura que vai transformar a mobilidade urbana e impulsionar a economia, beneficiando cerca de 150 mil pessoas e reduzindo em até 40 minutos o tempo de deslocamento entre a Sede da cidade e o Polo Industrial.
A obra será executada pela empresa Paulitec, responsável por obras como a recuperação da ponte sobre o Rio Moju e a construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Guamá, concluída em 2022. Com aproximadamente dois quilômetros de extensão, a ponte terá grande importância na conexão entre a região metropolitana de Belém e o Porto de Vila do Conde.
Respostas de 9
Seria bom ele oferecer um.bom salário aos concursados pois em sua maioria recebem 1 salário mínimo ou um pouco mais e nem vale transporte eles recebem. Muitos dos concursados do último concurso. entregaram o lugar pelo salário pago e falta de reajuste digno e um excesso de puxa saco que são colocados como chefes.
Tomara que seja verdade precisamos muito de um hospital voltado pra saúde dos nossos pequenos com UTI Pediátrico. E em relação ao concurso público já tava na hora de ser realizado pois já faz vários anos que não tem. Se realmente acontecer terá todo meu respeito e admiração…
Queria saber sobre o concurso público.
Parabéns! Prefeito pela escelente administração de nossa cidade.
Parabenizar o prefeito Renato, vem desenpenhando um excelente trabalho durante sua gestão.
Para melhorar as condições de trabalho de mães barcarenenses, seria de suma importância o funcionamento de creche em tempo integral, viabilizando situações de mães que precisam trabalhar para melhor qualidade de vida.
Parabenizar o prefeito Renato, vem desenpenhando um excelente trabalho durante sua gestão.
Para melhorar as condições de trabalho de mães barcarenenses, seria de suma importância o funcionamento de creche em tempo integral, viabilizando situações de mães que precisam trabalhar para melhor qualidade de vida.
Quando vai ser o concurso público?
ainda em 2025
Parabéns prefeito que Barcarena cada dia boa novidade para Barcarena se torna uma município modelo